Com 853 municípios, nosso estado é um dos estados brasileiros mais ricos em história. Nesse post, selecionamos cinco cidades históricas de Minas Gerais que se destacam como destinos imperdíveis.
1- Mariana
Mariana fica bem pertinho de Ouro Preto (que você confere ali embaixo). Na cidade, são tantas igrejas de estilo barroco que é possível até ver uma ao lado da outra! Uma mina desativada, a Mina da Passagem, também é uma atração super interessante. Também é indispensável o delicioso passeio de Maria Fumaça entre Mariana e Ouro Preto.
2- Diamantina
Cidade mais afastada do “circuito histórico” e talvez por isso, menos explorada, Diamantina é encantadora! A cidade natal do presidente JK fica localizada no vale do Jequitinhonha, mais ao norte do estado.
Linda e cheia de edificações impressionantes, Diamantina foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, junto com Ouro Preto e Congonhas. Ali encontram-se cachoeiras, povoados, além do centro histórico e da inconfundível Casa da Glória (foto acima).
3- Tiradentes
Uma das cidades históricas de Minas Gerais mais bem preservadas até hoje, Tiradentes parece ter parado no tempo. Sempre com boas opções gastronômicas e uma agenda cultural movimentada, a cidade não deixa a desejar a cidades históricas de outros estados.
A cidade foi fundada em 1702. Inicialmente o nome era Santo Antônio do Rio das Mortes, mudando de nome mais tarde diversas vezes. O nome de Tiradentes veio depois em homenagem ao famoso mártir da Inconfidência Mineira.
4- São João Del Rei
Cheia de construções históricas, como as diversas igrejas em estilo barroco, São João Del Rei foi fundada em 1713, durante a corrida do ouro. Os casarões coloniais e as ruas de pedra são a principal atração da cidade, junto com os museus que ensinam muito sobre a História do Brasil para quem por ali passa.
5- Ouro Preto
Talvez a mais conhecida das cidades históricas de Minas Gerais. Ouro Preto dispensa maiores apresentações, não é mesmo? A cidade, que já foi capital mineira e principal palco da exploração do ouro no Brasil, hoje é reduto cultural e histórico para turistas de todo o mundo. Além disso, assim como Diamantina, é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Em Ouro Preto, encontram-se igrejas luxuosas, casarões, ruas de pedra e minas de ouro antigas. Tudo isso combinado com bares, gastronomia e até mesmo uma certa badalação, devido à população universitária que agita a cidade.
Mais cidades históricas de Minas Gerais que você precisa conhecer
Em um estado tão rico historicamente, com certeza há muitas outras cidades que não podemos deixar de mencionar. Congonhas, Sabará, Brumadinho, Lavras Novas, Prados, Catas e Santa Bárbara são apenas alguns dos nomes que não passam despercebidos como destinos históricos imperdíveis no nosso amado estado de Minas Gerais!