A cidade de Itanhaém, na Baixada Santista (SP) é uma Estância Balneária bastante tranquila, repleta de belas ilhas, passeios imperdíveis e muita história. A cidade é perfeita para quem quer relaxar e aproveitar bons passeios
Fundada em 1532 por Martim Afonso de Souza, Itanhaém é considerada a segunda cidade mais antiga do Brasil. Além da importância histórica, a cidade conta ainda com privilégios da natureza: dez praias e 300 km² preservados de mata atlântica e a segunda maior bacia hidrográfica do Estado de São Paulo – a do rio Itanhaém.
5 passeios imperdíveis em Itanhaém
1- Centro Histórico

Em uma cidade tão cheia de histórias, não dá para deixar de conhecer o Centro Histórico. Revitalizado em 2005, o local preserva prédios importantes como a Casa de Câmara e Cadeia, A Casa do Ollhar, a Igreja Matriz de Sant’Anna e Convento Nossa Senhora da Conceição.
2- Beco de Sant’Anna

Ainda no Centro Histórico, você não pode deixar de conhecer o Beco de Sant’Anna. O local possui construções que relembram a época da fundação da cidade e abriga diversas lojas antigas, como a Tamancaria Itanhaém, que possui 8 décadas de história. Além disso, o beco conta ainda com um casario antigo, formada por casas de estilo colonial, hoje ocupadas por bares e lojas.
3- Cama de Anchieta

Diz a lenda, que ali era um dos lugares prediletos do Padre José de Anchieta para compor versos e Poemas. Anchieta é o mais conhecido jesuíta da História do Brasil e, ali, era o local de descanso preferido do padre. Foi eleita uma das 9 maravilhas da região.
4- Boca da Barra

A Boca da Barra é um dos mais conhecidos e bonitos cartões-postais de Itanhaém. É ali o reduto das águas do Praião (principal praia da cidade) e também do Rio Itanhaém. Na orla também é possível conhecer um pouco mais da história da cidade, com as estátuas dos primeiros pescadores locais.
5- Ilhas

Um dos maiores atrativos da cidade são as ilhas, como a Ilha das Cabras, que, em épocas de maré baixa pode ser acessada até mesmo a pé. Tem também a Ilha da Queimada Pequena, considerada um dos melhores pontos de mergulho do estado de SP.
Bônus: Ilha da Queimada Grande

O passeio a essa ilha só é feito por pessoas autorizadas, mas não poderíamos deixar de falar da mais importante ilha de Itanhaém. Conhecida como “Ilha das Cobras”, ela é tombada como Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE).
A Ilha da Queimada Grande é o único lugar do mundo onde se encontra a jararaca-ilhôa, uma serpente de espécie única, hermafrodita e que possui um veneno 20x superior à da jararaca. Ali também se encontra o naufrágio Tocantins, com estruturas que estão no fundo do mar desde 1933. Simplesmente demais!
Deixe uma resposta